sábado, 16 de outubro de 2010

A Educação Física e o Corpo

(Por José Evaristo Silvério Netto)
Públicado no Jornal Oeste Noticias - Presidente Prudente - 10-10-2010



As experiências corporais são importantes em qualquer momento da vida. Através da relação que temos com o mundo, ou seja, com as pessoas, os objetos, em diversos contextos e situações, adqüirimos informações e construimos conhecimentos e entendimentos do mundo, e da realidade em que vivemos.

Quando somos pequenos, a relação entre o mundo exterior (sociedade) e o mundo interior (consciência), é mediada em grande parte pelos gestos corporais reflexos. Assim começamos a criar consciência do mundo que existe, e mais, iniciamos a construção da realidade como resultado da interpretação do mundo que nos aparece.

Com mais idade, freqüentamos a escola, palco de relações sociais importantíssimas à formação da personalidade das crianças e adolescentes. Continuamos nos conscientizando do mundo que, agora, passamos a perceber e interpretar de maneira diferente, haja vista que na escola quase sempre passamos a fazer parte de uma turma com características prórprias como o modo de vestir, de falar, de pensar, e isso tudo interfere e influência no processo de aquisição das informações do mundo exterior, e elaboração destas informações para a construção do mundo interior (consciência).

Mais velhos, mais conscientes do mundo que nos rodeia e das relações socias que temos possibilidades de criar, em tese tornamo-nos pessoas mais autonomas e hábeis na elaboração das informações que captamos das experiências que vivemos. Tornamo-nos mais seletivos, e aquelas informações que não nos acrescentam para uma elaboração intelectual adequada do mundo e das sociedade, nós descartamos.

Em todas estas fases da vida, e em todos os contextos supracitados, o corpo é o veiculo com o qual relacionamo-nos com o mundo, com as pessoas e os objetos. Na escola, brincando com os(as) amigos(as), estudando, conversando ou até sendo repreendido; em casa relacionando com nossos familiares, objetos pessoas, amigos(as); na rua, brincando, passeando, brigando, namorando; estamos aprendendo e ensinando, sendo influenciado e influenciando pessoas através da atividade física.

O que é a atividade física, portanto? É estar ativo para aprender, para entender o mundo, para nos relacionarmos com outras pessoas, para termos saúde, para termos prazer, para estudarmos, para praticar esportes, para sermos reconhecidos. O corpo é o meio pelo qual nós realizamos nossas conquistas. O interessante é que realizamos tudo isso sem termos consciência do papel fundamental que o corpo possui.

É correto afirmarmos que quando gozamos de uma consciência corporal desenvolvida, desde idades menores, as chances de termos facilidade em relacionamentos aumentam, assim como as chances para dominarmos com maestria os conteúdos das diferentes disciplinas da grade curricular no ensino fundamental e médio. E isso ocorre porque, tendo um alto grau de consciência corporal, o entendimento do mundo e a maneira de se relacionar com o mundo, e as informações que se adquiri deste são mais elaboradas, e o estímulo e a construção da personalidade e dos processos cognitivos são igualmente elaborados.

A grosso modo, o corpo esta intimamente relacionado a mente, da mesma forma que a mente esta intimamente ligada ao corpo. De maneira mais profunda e correta, dizemos que corpo e mente são a mesma coisa, ou que a mente é também o corpo, ou faz parte do corpo. O educador físico, desenvolvendo a consciência corporal das crianças e jovens em suas aulas, auxilia fortemente jovens a desenvolverem seu intelecto, sua personalidade e outros fatores cognitivos e subjetivos, e de fato, constroem um individuo critico e autonomo.

Nenhum comentário: